A rádio que todo mundo ouve!
Rádio Rondônia
Destaques

Reitora da Universidade Federal de Rondônia renuncia ao cargo após três anos.

Reitora da Universidade Federal de Rondônia renuncia ao cargo após três anos.

A reitora da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Marcele Pereira, renunciou ao cargo nesta segunda-feira (23), após ficar três anos na gestão da instituição. Em uma nota pública divulgada à comunidade estudantil, a Unir diz que a professora Marcele tomou a decisão por motivos de saúde. Marcele Pereira foi nomeada e assumiu a reitoria da Unir em novembro [ ]

A reitora da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Marcele Pereira, renunciou ao cargo nesta segunda-feira (23), após ficar três anos na gestão da instituição. Em uma nota pública divulgada à comunidade estudantil, a Unir diz que a professora Marcele tomou a decisão por motivos de saúde.

Marcele Pereira foi nomeada e assumiu a reitoria da Unir em novembro de 2020, para um mandato de quatro anos. Ela foi a primeira mulher negra a comandar a Universidade de Rondônia.

Segundo nota da universidade, a reitora já estava afastada de suas funções desde abril de 2023 em razão de ‘problemas de ordem pessoal’. Agora a instituição afirma que a professora precisa cuidar da saúde.

Com a renúncia de Marcele ao cargo, a Unir comunicou o Ministério da Educação (MEC) nesta segunda-feira sobre a necessidade de realizar uma nova eleição interna, junto à comunidade acadêmica, para assim escolher um próximo nome à reitoria.

 

“A Unir lamenta a necessária decisão tomada pela professora Marcele, ao mesmo tempo em que reitera o compromisso com a manutenção plena das atividades de ensino, pesquisa e extensão. A Unir também salienta que a transição para a escolha, pela comunidade universitária, de novo reitor ou reitora será conduzida de acordo com as normas já estabelecidas internamente e pela legislação pertinente, de modo a garantir a normalidade e manutenção dos avanços alcançados e prezando pelo melhor ambiente acadêmico e funcional para seguir em busca da necessária excelência na oferta de serviços à sociedade”, diz a nota da instituição.

Atualmente a Unir está num processo de escolha para o novo vice-reitor, “uma vez que, conforme definido em seu estatuto, a escolha para dirigentes é uninomial, com processos distintos de eleição”.

Fonte: G1 Rondônia

Veja também

Reitora da Universidade Federal de Rondônia renuncia ao cargo após três anos. | Portal Rádio Rondônia