Primavera de Rondônia ganha sinalização viária moderna via convênio entre Detran-RO e prefeitura

O governo de Rondônia firmou convênio com a prefeitura de Primavera de Rondônia para aprimorar a sinalização viária no município e no distrito de Nova Querência. A assinatura aconteceu na quarta-feira (18), na Câmara de Vereadores, com a presença de autoridades, líderes locais e moradores. O aporte de R$ 553.590,44 responde a uma reivindicação antiga [ ]
O governo de Rondônia firmou convênio com a prefeitura de Primavera de Rondônia para aprimorar a sinalização viária no município e no distrito de Nova Querência. A assinatura aconteceu na quarta-feira (18), na Câmara de Vereadores, com a presença de autoridades, líderes locais e moradores.
O aporte de R$ 553.590,44 responde a uma reivindicação antiga da comunidade, priorizando áreas críticas como cruzamentos e lombadas, para uma sinalização mais eficaz. Para o governador Marcos Rocha, essas ações organizam o tráfego e salvam vidas: “Esse é o compromisso do governo com os municípios de Rondônia”.
Sinalização urbana
O Termo de Convênio nº 357/2025/PGE-DETRAN contempla sinalização vertical e horizontal nas ruas urbanas de Primavera de Rondônia e Nova Querência. O escopo abrange 267 placas de regulamentação e advertência, faixas de pedestres, dispositivos de direcionamento de tráfego e outras melhorias horizontais. O projeto foi elaborado com suporte técnico do Departamento de Engenharia de Tráfego (Ditet) do Detran-RO.
Na cerimônia, o diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, enfatizou: “No entanto, é fundamental que cada condutor faça a sua parte, respeitando as leis e o próximo. Nosso trabalho é criar condições para um trânsito mais seguro e consciente em todo o estado”.
Investimentos nos municípios
Essa parceria faz parte de um pacote de recursos do Detran-RO para sinalização municipal. Em 2025, cerca de R$ 19 milhões foram alocados em convênios com várias prefeituras. Cidades como Ariquemes, Jaru, Rolim de Moura, Parecis, Nova Mamoré, Teobroma, Santa Luzia, Itapuã do Oeste e agora Primavera de Rondônia foram beneficiadas. Em Ji-Paraná, estudos técnicos de engenharia de tráfego estão em andamento para futuros projetos.


