A rádio que todo mundo ouve!
Rádio Rondônia
Slider Principal

Nova lei reforça dever das empresas de orientar trabalhadores sobre exames preventivos

Nova lei reforça dever das empresas de orientar trabalhadores sobre exames preventivos

A sanção da Lei nº 15.377/2026 atualizou a CLT e passou a obrigar empresas a informar e orientar trabalhadores sobre prevenção de doenças, vacinação e acesso a exames preventivos. A mudança também reacendeu o debate sobre a possibilidade de falta remunerada de até três dias por ano para a realização de exames preventivos. Segundo o [ ]

A sanção da Lei nº 15.377/2026 atualizou a CLT e passou a obrigar empresas a informar e orientar trabalhadores sobre prevenção de doenças, vacinação e acesso a exames preventivos. A mudança também reacendeu o debate sobre a possibilidade de falta remunerada de até três dias por ano para a realização de exames preventivos.

Segundo o advogado Marcel Cordeiro, esse direito não foi criado agora. “O empregado já podia se ausentar por até três dias a cada 12 meses para realizar exames preventivos de câncer (…). A Lei nº 15.377/2026 não cria esse direito do zero, mas acrescenta um dever de informação e conscientização por parte das empresas”, explica o advogado Marcel Cordeiro, sócio da área de Direito Trabalhista e Previdenciário do escritório Miguel Neto Advogados.

Na prática, o trabalhador continua podendo se ausentar sem desconto no salário, desde que apresente comprovação do exame. “A legislação define o direito, o limite e a necessidade de comprovação, mas não entra em regras operacionais”, explica Marcel Cordeiro.

Veja também

Nova lei reforça dever das empresas de orientar trabalhadores sobre exames preventivos | Portal Rádio Rondônia