Locomotiva 18 resgata história de Porto Velho em celebração dos 111 anos da cidade

A icônica Locomotiva 18, símbolo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM), foi destaque nas comemorações dos 111 anos de Porto Velho neste sábado (24). A exibição, realizada no complexo ferroviário, reuniu moradores e turistas em um momento de resgate histórico e valorização do patrimônio que ajudou a construir a capital rondoniense. O prefeito Léo Moraes [ ]
A icônica Locomotiva 18, símbolo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM), foi destaque nas comemorações dos 111 anos de Porto Velho neste sábado (24). A exibição, realizada no complexo ferroviário, reuniu moradores e turistas em um momento de resgate histórico e valorização do patrimônio que ajudou a construir a capital rondoniense.
O prefeito Léo Moraes enfatizou a importância da iniciativa: “A Locomotiva 18 faz parte da história de Porto Velho. Essa exibição permite que a população conheça e valorize um símbolo que ajudou a construir a cidade”. O evento, que começou às 16h30, proporcionou aos visitantes um contato direto com este marco do desenvolvimento regional – despertando memórias nos mais antigos e curiosidade nos mais jovens.

Programação permanente:
A Prefeitura mantém a exibição da Locomotiva 18 como parte das ações contínuas de preservação histórica:
- Quando: Todos os domingos
- Horário: A partir das 16h30
- Onde: Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré
- Acesso gratuito
A iniciativa reforça o papel do complexo ferroviário como espaço vivo de educação histórica e turismo cultural, conectando gerações à memória que moldou a identidade de Porto Velho.


