GUAJARÁ-MIRIM: Governo apresenta balanço de operação no Parque Estadual

O Governo de Rondônia divulgou, nesta segunda-feira (7), os resultados da operação Abril Verde , realizada no Parque Estadual de Guajará-Mirim. A ação foi intensificada após uma tentativa de sabotagem na ponte de acesso à reserva e um ataque armado contra policiais militares que fazem a segurança na área. Segundo a Polícia Militar, a operação resultou [ ]
O Governo de Rondônia divulgou, nesta segunda-feira (7), os resultados da operação “Abril Verde”, realizada no Parque Estadual de Guajará-Mirim. A ação foi intensificada após uma tentativa de sabotagem na ponte de acesso à reserva e um ataque armado contra policiais militares que fazem a segurança na área.
Segundo a Polícia Militar, a operação resultou em uma prisão, três autos de infração ambiental, três embargos de área, um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e dois registros de crimes de desmatamento, além da inutilização de 17 estruturas irregulares (barracos). Ao todo, 54 pessoas, 17 veículos e 18 motocicletas foram abordados, com R$ 10 mil aplicados em multas e o embargo de 0,5 hectares de área degradada.
As ações contaram com efetivos do Batalhão de Polícia Ambiental, Choque, Fronteira e Divisas, Operações Policiais Especiais, Combate ao Crime Organizado, além de apoio aéreo e servidores da Sedam.
A ponte danificada, considerada estratégica para o acesso ao parque, foi alvo de tentativa de destruição. Durante o patrulhamento, policiais militares foram recebidos a tiros e houve confronto. Após cerca de 20 minutos, os criminosos fugiram. Não houve registro de feridos.
As forças de segurança seguem mobilizadas para impedir novas invasões e garantir a preservação da área ambiental.


